COLÓQUIO INTERNACIONAL

COLÓQUIO INTERNACIONAL

GABRIELA BORGES PARTICIPA NO COLÓQUIO INTERNACIONAL ‘IMAGE PLAY VIDEO ART FESTIVAL’

No próximo dia 4 de novembro de 2022, pelas 14h00, a investigadora do CIAC Gabriela Borges marca presença na IV Colóquio IMAGE PLAY International Video Art Festival, com a comunicação “Tecnologia e Transcriação na Poética de Samuel Beckett”. O festival acontece em formato online, com transmissão no website do evento.

Gabriela Borges apresenta uma reflexão sobre o processo criativo de Samuel Beckett entre as artes e os media (literatura, teatro, televisão, cinema e rádio), centrando-se no processo criativo da peça What Where (1986), originalmente escrita para a televisão alemã Suddeustcher Rundfunk, mas cujo texto foi reescrito diversas vezes pelo próprio Beckett e, em 2000, foi transcriada por David Mamet para cinema e televisão no âmbito do projeto Beckett on Film. O processo criativo que permeia as diferentes transcriações permite refletir sobre a tecnologia e as artes não apenas no final do seculo XX (quando o texto foi escrito), mas principalmente no século XXI, em que estamos inseridos numa sociedade com amplo controlo tecnológico.

Hernando Urrutia (investigador do CIAC) é o diretor e curador do IMAGE PLAY International Video Art Festival. Já Mirian Tavares (Coordenadora do CIAC) e Adérito Fernandes-Marcos (membro do Conselho Executivo do CIAC), integram o comité académico do evento.

IMAGE PLAY International Video Art Festival tem por objetivo promover a imagem em movimento e o som dos meios criativos audiovisuais da vídeo arte (como forma de expressão da arte contemporânea), atendendo o panorama artístico atual, a criação multidisciplinar e a arte das novas gerações de artistas a nível nacional e internacional. Visa promover um encontro entre as linguagens da vídeo arte das diferentes culturas, propondo uma reflexão e um pensamento audiovisual, explorando relações com tendência experimental e/ou ligação com a tecnologia. O seu propósito deste evento é fomentar a experimentação, a investigação, a produção e a difusão da criação artística de vanguarda.