CONFERÊNCIA

CONFERÊNCIA

CIAC NA CONFERÊNCIA “CINEMA, MEMÓRIA(S) E PATRIMÓNIO(S)”

No próximo dia 16 de outubro, pelas 15h00, o Museu Municipal de Faro reúne estudiosos e colecionadores na conferência Cinema, Memória(s) e Patromónio(s). Integrada na programação paralela à exposição 1907-1914: a primeira era de ouro do cinema francês na coleção de cartazes do Museu Municipal de Faro, a conferência conta com a presença do vice-coordenador do CIAC Bruno Mendes da Silva e o investigador do CIAC Jorge Carrega.

A coleção de cartazes de cinema do Museu Municipal de Faro é uma das mais proeminentes do seu acervo, com exemplares de origem francesa, italiana, escandinava e norte-americana. Esse é o mote para a conferência que pretende abordar temáticas como a história do cinema nacional, o colecionador farense Joaquim António Viegas e os planos de valorização do património cinematográfico.

Cinema, Memória(s) e Patromónio(s) inicia com o painel “Joaquim António Viegas e o Cinema das Origens em Portugal”, moderado por Marco Lopes (Museu Municipal de Faro) e com a intervenção de Fernando Rosa Dias (FBA), Adelaide Ginga (MNAC) e Jorge Carrega (CIAC/UAlg). Segue-se a mesa redonda “Colecionismo e Patrimónios Cinematográficos”, com moderação de Teresa Borges (Cinemateca) e os intervenientes Bruno Mendes da Silva (CIAC/UAlg), Victor Gonçalves (colecionador) e Paulo Villamariz (colecionador). Por fim, pelas 17h00, será apresentado o catálogo Cinema em Cartaz.

Patente até janeiro de 2022, a exposição 1907-1914: a primeira era de ouro do cinema francês na coleção de cartazes do Museu Municipal de Faro, com curadoria do investigador do CIAC Jorge Carrega, reúne 33 cartazes de cinema raros, recolhidos nas principais salas de espetáculo de Lisboa e Porto pelo artista e colecionador farense Joaquim António Viegas.