CONFERÊNCIA
CIAC PRESENTE NA CONFERÊNCIA AVANCA/CINEMA 2022
Nos próximos dias 27, 28 e 30 de julho de 2022, os investigadores do CIAC Mirian Tavares, Bruno Mendes da Silva, Jorge Carrega, Ana Isabel Soares, António Costa Valente, Susana Costa, Pedro Alves da Veiga e Alexandre Martins participam na conferência Avanca/Cinema 2022, em Avanca. Integrada no Festival Internacional de Cinema Avanca 2022, trata-se de um evento dedicado à relação entre o cinema e a arte, tecnologia e comunicação.
“Cinema e Média Artes no CIAC” é o título da mesa de abertura do dia 27 de julho e da intervenção de Mirian Tavares, que se centra, sobretudo, na relação do CIAC com o cinema e a média-arte; no papel do audiovisual (nos seus variados formatos) na constituição do Centro; e nos projetos de investigação que têm sido desenvolvidos. A partir do projeto Os Caminhos Que Se Bifurcam, Bruno Mendes da Silva reflete sobre a interatividade fílmica e apresenta “Entre Neblina e Caminhar no Gelo“. Com a comunicação “Projeto de estudo e valorização da coleção de cartazes do Museu Municipal de Faro”, Jorge Carrega dá a conhecer o projeto de estudo sobre a coleção de cartazes (datados de 1904 a 1916) de cinema francês, italiano, alemão, escandinavo e americano. Ana Isabel Soares apresenta “SPECULUM – “Filmar-se e ver-se ao espelho: o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa”, um estudo sobre a obra de mulheres cineastas, principalmente, na realização de documentários. A comunicação “Audiences, public spaces, and cinema (APSC)”, de António Costa Valente (também Diretor do Festival Avanca), pretende identificar e avaliar estruturas arquitetónicas que suportam ou podem vir a suportar a exibição coletiva de cinema. Susana Costa participa com a comunicação “[IN]The Hate Booth: uma contranarrativa ao discurso de ódio online”, uma instalação-jogo (com uma dimensão física e virtual), constituída por cabine de luz e um jogo de ficção interativa, que leva o interator a refletir sobre experiências com discurso de ódio online e os seus efeitos dentro e fora do mundo virtual.
No dia 28 de julho, Pedro Alves da Veiga apresenta “The Cinematic Selfie: Questioning the Self through Generative Art”, em formato online (“Room Jimmy Murakami”). Já a intervenção virtual de Alexandre Martins tem como título “Memórias em movimento: a criação de videoarte através do arquétipo antropológico e dos modelos a/r/tográfico e a/r/cográfico” e acontece no “Room Ebrahim Forouzesh”, no dia 30 de julho.
Para além da conferência, de 27 a 31 de julho de 2022, o Festival Internacional de Cinema Avanca conta com uma competição internacional de filmes (cujo júri é composto por vários investigadores do CIAC), oficinas de criação fílmica, ações de formação, exposições e debates.