CONFERÊNCIA ARTECH 2021
CIAC MARCA PRESENÇA NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ARTECH 2021
A 10ª Conferência Internacional de Artes Digitais e Interativas – ARTECH 2021 conta com a presença da coordenadora do CIAC Mirian Tavares, enquanto conferencista convidada, e com a participação de vários investigadores do CIAC. Sob o tema “Hybrid Praxis: Art, Sustainability & Technology”, a conferência decorre entre os dias 13 e 15 de outubro de 2021, em Aveiro e em formato virtual.
“Video games and gamification against online hate speech?” é o título da comunicação de Susana Costa, em coautoria com Bruno Mendes da Silva e Mirian Tavares, que contextualiza e divulga um conjunto de ferramentas desenvolvidas pelo projeto Play Your Role. Será apresentado um jogo em torno da consciência social do problema do discurso de ódio online, que transforma o espaço urbano das cidades de Rimini (Itália), Munique (Alemanha), Varsóvia (Polónia) e Siauliai (Lituânia), em interfaces lúdicas; e quatro jogos online sérios desenvolvidos após um Hackathon internacional (“Divide Et Impera”, “Youtuber Simulator”, “Social Threads” e “Deplataforming”).
A proposta artística “Assum Livre: performance paradoxal entre o real e o digital”, de Hugo Canossa, em coautoria com Rosimária Rocha, consiste numa performance de Inter-Arte que tem como objetivo principal refletir sobre a liberdade/aprisionamento, ao evocar uma metáfora que recria a experiência do confinamento/desconfinamento nos tempos de pandemia 2020-2021. A performance fundamenta-se na transmissão de um vídeo gravado com a autora/cantora a interpretar parte da canção “Assum Preto” (Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, 1950), simultaneamente com a interpretação ao vivo das outras estrofes da música, que alternam com a apresentação da totalidade da letra. Dá-se a materialização da performer, da gravação/vídeo à existência real, potencializando as paisagens sonoras naturais e possibilitando a hibridização imagem/som/performance ao vivo.
Em “Rejeitorio: Uma videoinstalação interativa enfocando o impacto humano sobre o rio São Francisco”, discute-se a obra Rejeitorio, da artista Inês Regina Argôlo, desenvolvida no âmbito do doutoramento em Média-Arte Digital (UAb/UAlg), sob orientação de Bruno Mendes da Silva e Gabriela Borges. Trata-se de uma videoinstalação interativa mediada pela tecnologia digital que aponta para a urgência da preservação do rio São Francisco, sobretudo após o rompimento da barragem na cidade de Brumadinho (Brasil), em 2019, e que resultou na contaminação de um de seus afluentes com rejeitos tóxicos. A videoinstalação apresenta animações 2D que se alternam conforme a presença ou ausência do público dentro do espaço demarcado.
Hugo Paquete apresenta “Orbital Eccentricity: Sound performance, using commercial and military satellites with real time tracking data”, uma performance musical que parte da indagação sobre a possibilidade de gerar elementos sonoros e musicais a partir de satélites comerciais e militares, estabelecidos num processo de aquisição e conversão de dados de movimento de satélite sonorizados em tempo real, fundidos em linguagem midi-data.
A participação do CIAC reflete-se, ainda, na exibição dos posters: “Anatomy Primitives” (Hugo Azevedo), “lnside the embroidery. The rematerialization of traditional embroidery in a post-digital approach”(Selma Pereira), “Make me up! A proposal for a performartive digital artefact in times of re-signification of post-pandemic urban art” (Juliana Wexel) e “l’m watching you/me: live drawing and VR visualization of spherical perspectives using TouchDesigner Cultura Plasmic INC WITH EVERY FIBRE” (Lucas Fabian Olivero).
ARTECH 2021 reúne professores, investigadores, artistas, designers e outros profissionais das áreas das artes digitais, cultura e educação, provenientes de 34 países, com o objetivo de promover o debate sobre o atual panorama da cultura digital e de fomentar o diálogo sobre a intersecção da arte e da tecnologia enquanto um importante campo de investigação. Organizada pela Universidade de Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro e a Artech-Internacional juntamente com o ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, a conferência conta com o apoio do CIAC e da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de São José (Macau).