CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: KUI 2023

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: KUI 2023

CIAC/UAB COORGANIZA A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL KUI 2023

Entre os dias 28 e 29 de setembro de 2023, o Pólo CIAC da Universidade Aberta, o INKA Research Group da Universidade de Ciências Aplicadas de Berlim (HTW) e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa promovem a KUI 2023 – XX Internacional Conference on Culture and Computer Science, em Lisboa. Sob a temática “Code and Materiality”, o evento centra-se nas pontes multifacetadas entre fisicalidade e virtualidade na cultura, nas artes e na engenharia. A chamada de trabalhos decorre até ao dia 4 de junho de 2023.

A KUI 2023 pretende refletir sobre os exemplos de melhores práticas; desafios e tendências futuras nas áreas de espaços físicos e virtuais; realidade mista, estendida, aumentada e virtual; sistemas híbridos; tecnologia 3D; recolha e gestão de dados; integração dos media, modelling, visualização e interação. A conferência é dirigida a profissionais de indústrias culturais e criativas, de arte e cultura, dos media e investigadores na área da comunicação, bem como engenheiros e investigadores de computação direcionadas para tópicos culturais.

Nesta edição, serão aceites comunicações que abordem os seguintes tópicos: espaços físicos e virtuais, especialmente espaços híbridos; código e materialidade; sistemas de realidade mista, realidade aumentada, virtualidade aumentada e realidade virtual, aplicações e tecnologias; aplicações híbridas; design de exposição analógica e digital; coleções – exploração, design, exposição e transporte; património cultural (tangível e imaterial); influência da arte e da cultura em futuros desenvolvimentos técnicos e vice-versa; interdependência entre cultura e ciência da computação; interação humano-computador; uso intuitivo de sistemas de mediáticos; interfaces de natural user; sketching; simulação de locais culturais (acústicos, visuais e materiais); machine learning para aplicações culturais; técnicas culturais; ética na cultura e na informática.

Outros assuntos relevantes para a conferência incluem: tecnologias para espaços físicos e virtuais; tecnologias 3D; digitalização nas indústrias culturais e criativas; tecnologias de visualização e interação; soluções multimédia interativas para museus, teatros, salas de concerto, exposições etc; colaboração em espaços físicos e virtuais; exposições digitais, centros de ciência, museus e galerias; reconstruções virtuais; serviços baseados em localização e sensíveis ao contexto num contexto cultural; documentação, visualização e interação em museus e arquivos; narrativa digital e híbrida.

Todos os trabalhos aceites serão publicados no Livro de Atas do congresso que será submetido à indexação Scopus.

Mais informações aqui.