CONGRESSO
JORGE CARREGA PARTICIPA NO XII ENCONTRO ANUAL DA AIM – ASSOCIAÇÃO DA IMAGEM EM MOVIMENTO
O investigador do CIAC, Jorge Carrega, faz parte do painel “Cinema em Português” do XII Encontro Anual da AIM e apresenta a comunicação intitulada “A Exibição Cinematográfica em Faro na primeira metade da década de 1950”.
Sobre a sua intervenção, Jorge Carrega refere que desde a primeira exibição do animatógrafo, em 11 de Setembro de 1898, a cidade de Faro abraçou o cinema, que rapidamente se transformou num entretenimento popular e transversal a todas as classes sociais. Tomando como estudo de caso, o ano de 1953, esta comunicação, pretende traçar um quadro da exibição cinematográfica na capital algarvia, durante a primeira metade dos anos 50. Este período, marcado por profundas transformações socioeconómicas, durante o qual o cinema assumiu a primazia enquanto espetáculo público, coincidiu com o florescimento do cinema produzido na Europa mediterrânea, que se traduziu numa importante presença nas salas portuguesas.
Utilizando como principal fonte documental a imprensa regional, a comunicação apresentada pelo investigador do CIAC identifica os espaços de exibição e analisa os filmes exibidos em Faro, tendo em vista melhor compreender o modo como se processou a exibição e receção cinematográfica na capital algarvia, durante primeira metade dos anos 50.
O XII Encontro Anual da AIM realiza-se de 30 de maio a 3 de junho de 2023, numa organização conjunta entre a AIM e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Mais informações aqui.