EVENTO

EVENTO

INVESTIGADORES DO CIAC PARTICIPAM NA 3ª EDIÇÃO DO IMAGE PLAY

Os membros do Conselho Científico do CIAC Adérito Fernandes-Marcos e Pedro Alves da Veiga participaram hoje (5 de novembro) no III Colóquio de IMAGE PLAY – International Video Art Festival, um evento online que visa explorar a videoarte enquanto renovação tecnológica e experimentação digital. Hernando Urrutia, investigador do CIAC e recentemente doutorado em Média-Arte Digital, é o diretor e curador do evento.

“A narrativa pessoal audiovisual: instrumento de afirmação social e de diversidade cultural” foi o título da comunicação de Adérito Fernandes-Marcos, que refletiu sobre a importância da narrativa pessoal em vários contextos, dando especial ênfase à intervenção social e à promoção e salvaguarda da diversidade cultural à luz do desenvolvimento humano sustentável, previsto na Declaração Universal sobre Diversidade Cultural da UNESCO.

Já Pedro Alves da Veiga ministrou a palestra “Pode a arte generativa produzir videoarte?”, onde abordou o conceito de videoarte generativa. Dentro desta perspetiva foram apresentados exemplos concretos e sugeridos conceitos-chave para que se possa encarar esta área como uma interseção criativa de dois géneros artísticos, frequentemente encarados como disjuntos (arte generativa e videoarte).

O IMAGE PLAY – International Video Art Festival procura servir de plataforma ao pensamento crítico contemporâneo sobre a produção cultural e artística das novas narrativas audiovisuais. Através da sua programação, o IMAGE PLAY pretende construir uma ponte que vincula o público às novas narrativas audiovisuais da arte emergente (onde o processo de experimentação e transformação contínua da videoarte se insere como ferramenta de criação).