EVENTO
INVESTIGADORES DO CIAC PRESENTES NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E LITERATURA DO ALGARVE (FICLA)
Entre os dias 2 e 11 de junho de 2022, o CIAC marca presença no FICLA – Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve. Trata-se de um evento com uma alargada programação de cinema, conversas, masterclasses e outras iniciativas sobre a relação entre a escrita e a sétima arte, que conta com a participação de Patrícia Dourado, Ana Isabel Soares, António Costa Valente, Mirian Tavares e Bruno Mendes da Silva.
Nos próximos dias 3 e 4 de junho, pelas 16h00, Patrícia Dourado ministra um Workshop de Escrita de Guião, na ARCM Associação. Propõe-se olhar para o guião como uma prática criativa do pensamento e da composição. A partir de exemplos práticos do cinema, da literatura, da dança e dos novos média, serão analisadas algumas estratégias de criação de narrativas. Pretende-se que, no final, cada participante seja capaz de produzir uma proposta de guião.
Ana Isabel Soares é a oradora convidada da “Conferência Filme-Ensaio”, a decorrer na ARCM Associação, no dia 5 de junho, pelas 15h00. Nesta comunicação, a investigadora apresenta o filme-ensaio enquanto género cinematográfico que mais se aproxima da linguagem literária, que integra documentários e filmes de ação e que pode configurar manifestos estéticos e políticos. No dia 8 de junho, pelas 15h00, na Fábrica da Cerveja, está prevista a apresentação do livro ESCAMA, RÍMEL, CARAPAÇA, de Manuel Halpern, com a presença do autor e intervenção de Ana Isabel Soares.
Também na Fábrica da Cerveja, pelas 16h30 do dia 6 de junho, Mirian Tavares e António Costa Valente participam na “Mesa Redonda: Cinema Guerrilha”, juntamente com Fernando Leitão Correia e moderação de Duarte Baltazar (Cineclube de Faro). Cinema de Guerrilha é uma expressão utilizada para designar filmes de baixo orçamento, muito comum em países onde não há apoios suficientes ao cinema. Para além do aspeto mais formal e técnico, serão abordados os aspetos materiais ou de posicionamento político e social. Procurando estender este conceito não só à realização de cinema mas também à sua programação e exibição, serão ainda abordadas experiências cineclubistas passadas e futuras.
Bruno Mendes da Silva integra o júri da Competição Oficial do Festival, ao lado de Eva Peydró, Mariano Alejandro Ribeiro, Rafaela Jacinto, Rodrigo Areias e Pere Ferré.
FICLA é coproduzido pelo Município de Faro e terá lugar no IPDJ Faro, Museu Municipal de Faro, Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação/Universidade do Algarve, 9o DeVIR/CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve e ARCM – Associação Recreativa e Cultural de Músicos.
Mais informações aqui.