EVENTO
MIRIAN TAVARES PARTICIPA EM CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TRIBUTO AOS BEATLES
Hoje (18 de junho), pelas 15h00, a Coordenadora do CIAC, Mirian Tavares, marca presença no evento online “It Was Fifty Years Ago Today”: An Academic Tribute to The Beatles – International Conference, para apresentar “Yellow Submarine – uma imersão na Pop Art”. A partir da análise do filme Yellow Submarine (1968), o trabalho tem como pano de fundo a sua relação direta com o universo plástico dos artistas da Pop Art, o clima do Swinging London e o seu legado para a cultura ocidental.
Com raízes no dadaísmo de Marcel Duchamp, a Pop Art toma forma durante a década de 50, quando alguns artistas transformaram símbolos e produtos de media em temas das suas obras. Ao mesmo tempo, no universo da música, emergem novos grupos e cantores cuja adoração dos fãs os eleva à categoria de ícones pop: foi o caso dos Beatles, surgidos em 1960, em plena efervescência do universo da Pop Art.
Os artistas deste movimento foram influenciados pelo clima do Swinging London e inspiraram a produção visual desta cultura juvenil, tanto na moda como na música e num estilo que deixou marcas profundas na segunda metade do século XX. Quando, em 1968, é lançado o filme Yellow Submarine, são evidentes as ligações entre a visualidade da Pop Art e a música da banda.
Meio século após a separação dos Beatles (1970) e quarenta anos desde o assassinato de John Lennon, em Nova York (dezembro de 1980), a popularidade da banda de Liverpool continua a ser um fenómeno global, ligando gerações de diferentes fronteiras espaciais, linguísticas, sociais e culturais. Promovida pelo CETAPS (Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH),“It Was Fifty Years Ago Today”: An Academic Tribute to The Beatles – International Conference pretende analisar as influências e os contributos dos Beatles na música pop contemporânea e nos estilos de vida emergentes na Grã-Bretanha, Europa e os EUA desde 1950.