EVENTO INTERNACIONAL
MANUEL CÉLIO CONCEIÇÃO PARTICIPA EM CONFERÊNCIA DEDICADA À FRANCOFONIA CIENTÍFICA
O investigador do CIAC Manuel Célio Conceição participou na organização das sessões da 2èmes Assises de la Francophonie Scientifique [2ª Conferência da Francofonia Científica], no âmbito da Semana Mundial da Francofonia Científica, promovida pela Agence Universitaire de la Francophonie. A conferência, que teve por tema a inteligência artificial, ocorreu na cidade do Cairo (Egito), entre os dias 27 e 28 de outubro.
As sessões organizadas pelo investigador trataram da relação entre inteligência artificial e investigação em ciências humanas. A proposta foi colocar a inteligência artificial (IA) no centro dos debates científicos, com uma abordagem que não tecnocêntrica, mas aberta à sociedade. As reflexões realizadas incidiram sobre os impactos da IA nas mulheres e nos homens, nas nossas sociedades, nas atividades de ensino e investigação dos nossos institutos e nos jovens estudantes. Neste escopo, Manuel Célio Conceição fez uma comunicação sobre o impacto epistemológico da inteligência artificial nas ciências humanas e particularmente sobre a problemática do tempo de tempo.
Além do enfoque nos impactos da IA nas ciências humanas, estas sessões também discutiram: o lugar da IA no desafio da missão das universidades para a saúde; o impacto da IA na ciência e tecnologia; o efeito da IA na Igualdade de Género; e a oportunidade ou ameaça que a IA representa nas ciências da gestão.
A Agence Universitaire de la Francophonie é uma associação que reúne instituições de ensino superior e de investigação de língua francesa, numa escala global. Estabelecido em Bruxelas desde 2001, o escritório regional da Europa Ocidental opera uma rede de 211 membros em 13 países: Alemanha, Andorra, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Luxemburgo, Malta, Portugal, Reino Unido e Suíça.