EXPOSIÇÃO
Pedro Cabral Santo leva Endless a Guimarães
O artista e investigador do CIAC, Pedro Cabral Santo, exibe Endless no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. A exposição inaugura no dia 28 de janeiro, pelas 18h00 e pode ser visitada entre terça-feira e sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.
Esta inauguração será também o pretexto para o lançamento do Catálogo Raisonné do artista, que contará com a presença de vários autores que participam nesta compilação, entre os quais a Coordenadora do CIAC, Mirian Tavares.
Sobre Endless:
A obra de Pedro Cabral Santo pode ser entendida como doação, algo que espera reações e se dá ao mundo sem restrições, nem limites; nela está implícita a esperança de mudar, procurando um mundo melhor em que, segundo o projeto modernista, a arte seria um dos principais veículos de propagação e uma das dimensões mais importantes da vida.
Nem tudo o que parece é; refletir sobre o corpo de trabalho de Pedro Cabral Santo é observar de modo diferente. Imagine-se um cubo, sólido geométrico conhecido; quando se olha, seja qual for o modo de o agarrar, verifica-se não ser possível ver em simultâneo mais de três faces, apesar de possuir seis. Assim, pode concluir-se o seguinte: não há omnisciência, nem saber absoluto; o visível, representado pelas três faces expostas, mostra-se sob um fundo invisível. Neste sentido, a obra deve ser lida e interpretada para além do óbvio, podendo cada observador acrescentar-lhe as suas ideias e contra-ideias.