EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO

PROJETO INVITRO INICIA NOVA TEMPORADA DO CICLO DE EXPOSIÇÕES A 15 DE SETEMBRO COM A INSTALAÇÃO “ENTRE TECIDOS” 

Entre Tecidos, da artista-investigadora do CIAC Selma Pereira, é a primeira instalação da nova temporada do Ciclo de Exposições do projeto INVITRO. A instalação, com curadoria de Adérito Fernandes-Marcos (CIAC-UAb/Artech International), estará patente no Espaço Vila Velha, em Mértola, a partir de 15 de setembro.

Tomando como ponto de partida os padrões tradicionais da tecelagem e a influência da representação do padrão, Entre Tecidos assume uma abordagem pós-digital. A tela é explodida, fios e cordas expandem-se pelo espaço cénico da instalação, o que nos remete para as urdiduras dos teares e as cordas das tradições fluviais. Pretende-se uma experiência háptica e interativa do espectador e, nesse sentido, este pode aproximar-se dos elementos que compõem a instalação, sem regras pré-estabelecidas para a fruição da peça.

Entre Tecidos surge na sequência de trabalhos desenvolvidos e expostos pela artista Selma Pereira, acerca da materialização das tradições têxteis sob uma perspetiva pós-digital. São exemplos disso: Demora-te (apresentada em 2015 na conferência ARTECH 2015 em Óbidos), Ecoações (apresentada em 2015 na XVIII Bienal de Arte Contemporânea de Vila Nova de Cerveira), Al-Andaluz Têxtil (apresentado em 2017 na XIX Bienal de Arte Contemporânea de Vila Nova de Cerveira).

A nova temporada do Ciclo de Exposições do projeto INVITRO irá promover artefactos/instalações de artistas que trabalham temas locais no âmbito da média-arte digital interativa, ou seja, que exploram e conjugam as tecnologias digitais nos seus processos de criação e nos próprios artefactos.

Mais informações sobre a vernissage da exposição aqui.
Gratuito. Lugares limitados. Inscrição recomendada aqui.