EXPOSIÇÃO
MUSEU MUNICIPAL DE FARO INAUGURA EXPOSIÇÃO COM CURADORIA DE MIRIAN TAVARES A 12 DE MARÇO
Amanhã, 12 de março de 2022, pelas 18h00, é inaugurada a exposição O Reino de Portugal e dos Algarves na obra de Costa Pinheiro, com curadoria da coordenadora do CIAC Mirian Tavares, no Museu Municipal de Faro. A exposição reúne uma parte significativa da mostra “Reis, Damas e Valetes – O Imaginário de Costa Pinheiro”, da coleção da Galeria São Roque (Lisboa), e estará patente no Museu até dia 5 de junho de 2022. O CIAC é parceiro deste projeto.
O Reino de Portugal e dos Algarves na obra de Costa Pinheiro dá a conhecer uma coleção de quadros e de desenhos que precederam muitas das obras, exibidas pela primeira vez em Munique, na década de 60. Costa Pinheiro desempenhou um papel central no contexto da arte portuguesa da década de 70 e a evolução da sua pintura comporta uma estética, mas também uma ética social e política. O reencontro do pintor com a figuração deu início a uma linguagem que se consolidou na sua série Os Reis, a mais emblemática obra de Costa Pinheiro. Esta série valeu ao pintor o Prémio Burda, na Haus der Kunst de Munique, em 1966.
A Galeria São Roque reúne um corpo de pinturas, desenhos, aguarelas, guaches, gravuras e serigrafias, perfazendo um total de 82 obras sobre papel e sobre tela. A série pictórica retrata essencialmente oito reis das primeiras dinastias, três rainhas, um notável cavaleiro e três príncipes. Os trabalhos que vão estar em exposição no Museu Municipal de Faro fazem parte de um grupo mais lato, cuja análise exaustiva permitiu desvendar o processo criativo do artista e a iconografia das obras, até então considerada aleatória.