EXPOSIÇÃO
OBRA DE ARTE GENERATIVA DE PEDRO ALVES DA VEIGA INTEGRA EXPOSIÇÃO “VISÃO DE DEUS”
No próximo dia 25 de março de 2023, pelas 16h00, é inaugurada a exposição Visão de Deus, na Bull & Stein Gallery, no Porto. A exposição, que procura refletir sobre a representação da imagem de Deus, conta com a obra de arte generativa G.O.D. – Generative Ominous Dataset, da autoria do investigador do CIAC Pedro Alves da Veiga.
G.O.D. – Generative Ominous Dataset desdobra-se numa instalação de videoarte e em 10 impressões únicas de giclée fine-art. Trata-se de uma obra de arte generativa que invoca a interpretação de uma “tríade” de conceitos-chave: data enquanto Deus (relaciona-se a recolha/processamento de informação pessoal dos sistemas de Inteligência Artificial (IA) com a metáfora “o olho que tudo vê”); ominous dataset (reforça-se o comportamento “sinistro” dos processos de recolha de dados, com o uso de imagens obtidas a partir da Internet (num processo semelhante ao dos sistemas de IA), que retratam situações de violência, guerra, destruição, conflito, assédio, repressão violenta e desastres naturais); e epifania generativa (estimula-se o “arrebatamento estético”, com um fluxo contínuo de padrões únicos, uma sucessão infinita de epifanias e uma inundação sensorial do divino).
Visão de Deus é uma exposição coletiva que reúne trabalhos de diferentes artistas nacionais e internacionais. Para além de Pedro Alves da Veiga, participam na exposição Alina Palamarciuc (Moldávia), Alina Zaharia (Roménia), Alvin Ng (Singapura), Celestino Monteiro (Portugal), Dmitry Biriukov (Rússia), Filipe Rodrigues (Portugal), Helder de Carvalho (Portugal), Isabel Mourão Alves (Portugal), Joanne Betts (Inglaterra), Jorge Baldwin (Perú), Pilar Andaluz (Portugal), Raimundo Martinez (Espanha), RKLSK (Ucrânia), Sascha Kürschner (Alemanha), Tânia OP (Portugal) e Victor Escaleira (Portugal).
Mais informações aqui.