FICLO
CIAC associa-se ao Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão.
Decorre em abril, entre os dias 4 e 13, a primeira edição do Festival de Cinema e Literatura de Olhão, no Algarve, organizado pelo Cineclube de Tavira em co-produção com a Câmara Municipal de Olhão, com o apoio do programa 365 Algarve e do CIAC.
Os investigadores Mirian Tavares e Bruno Mendes da Silva são dois dos convidados nacionais em destaque na programação do Festival. Destacamos ainda, de entre a vasta programação e inúmeros convidados, a instalação Cadavre Exquis, trabalho de Bruno Mendes da Silva, em estreia nacional que estará patente, na sua versão interativa, durante o certame.
O Festival, acolhido por vários espaços emblemáticos da cidade de Olhão, como o Mercado da Fruta, a Associação Cultural Re-Criativa República 14, o Auditório Municipal de Olhão e a Sociedade Recreativa Progresso Olhanense, apresenta uma Competição Oficial (composta por filmes não distribuídos comercialmente em Portugal), à qual se juntam três ciclos de Cinema: País Convidado, que nesta primeira edição será dedicado à Suécia; Realizadoras, que se debruçará sobre uma realizadora bastante inovadora e pouco conhecida em Portugal, Kira Muratova; por fim, um ciclo que se insere na Obra Criativa do Festival, que este ano se traduziu num convite do FICLO a três escritores portugueses contemporâneos (Alexandra Lucas Coelho, Gonçalo M. Tavares e Nuno Moura) para escreverem um texto em diálogo com 3 filmes mudos. A programação incluirá ainda sessões especiais, incluídas nas secções Special Screenings, Masterclasses e Oficinas, Instalações, Performances Super 8, Conversas e Concertos.
Programação completa disponível brevemente.