HUMANITAS: LANÇAMENTO NOVO VOLUME
APRESENTAÇÃO DO LIVRO “COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: O COMBOIO DO AMOR” ACONTECE A 11 DE FEVEREIRO NA FNAC FARO
Comunicação audiovisual: o comboio do amor, a mais recente publicação de Bruno Mendes da Silva, vice-coordenador do CIAC, que integra a Coleção Humanitas, será apresentada no próximo dia 11 de fevereiro de 2022, pelas 18h30, na FNAC Faro do Fórum Algarve.
Através da análise de alguns momentos específicos da história do cinema, esta obra explora os conceitos mais relevantes da linguagem audiovisual. A apresentação de Comunicação audiovisual: o comboio do amor estará a cargo do autor Bruno Mendes da Silva e de Mirian Tavares, coordenadora do CIAC.
Disponível na livraria online da Grácio Editor e dirigida, sobretudo, a alunos do Ensino Superior das áreas da Comunicação, Cultura e Artes, Comunicação audiovisual: o comboio do amor reúne um glossário com elementos gramáticos audiovisuais essenciais à compreensão do discurso fílmico. A predominância da linguagem audiovisual na comunicação contemporânea é incontornável e, por isso, torna-se imperativo o seu domínio conceptual, estético, formal e técnico.
A televisão, os videojogos, os conteúdos do Youtube, os metaversos online, ou a realidade virtual, têm em comum uma base morfológica e sintática que nasceu e cresceu com o cinema. Procura-se, nesta obra, dar conta desse nascimento e da cimentação de uma linguagem que rapidamente se tornou universal. Para isso, recorre-se a uma metáfora: o comboio do amor, essa invenção anterior ao cinema, mas igualmente veloz na conquista de fãs e tão presente no grande ecrã. Na verdade, os passageiros do comboio anteciparam a experiência de ver imagens em movimento que o cinema trouxe, ao olharem pela janela. A influência mútua entre cinema e comboio, duas máquinas com essência na ideia de movimento, acompanham o leitor ao longo do livro, numa viagem pela história do cinema para estudar a linguagem audiovisual.
A Coleção Humanitas, atualmente dirigida por Mirian Tavares e Susana Costa, é uma coleção ensaística de divulgação dos resultados da investigação produzida no CIAC. Pretende oferecer, através das obras publicadas, um contributo no domínio científico das Humanidades.