iHERITAGE
MIRIAN TAVARES E BRUNO MENDES DA SILVA NO 2º COMITÉ DE DIREÇÃO DO PROJETO iHERITAGE
O 2º Comité de Direção do projeto iHeritage conta com a participação de Mirian Tavares e Bruno Mendes da Silva, coordenadora e vice-coordenador do CIAC. O evento decorre nos próximos dias 13 e 14 de julho, na Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, da Universidade do Algarve, e em formato virtual via Zoom.
O objetivo do projeto iHeritage passa pela criação de modos inovadores de desenvolver ferramentas tecnológicas de realidade aumentada e aplicações para smartphone que permitam o melhoramento da experiência de quem visita o património cultural reconhecido pela UNESCO. No caso do Algarve, as ações são desenvolvidas pela Universidade do Algarve (UAlg), que tem como elemento de património cultural a Dieta Mediterrânea, classificada Património Imaterial da Humanidade, em 2013. Para além de Mirian Tavares e Bruno da Silva, fazem parte da equipa da UAlg os investigadores do CIMA e do CinTurs.
Durante dois dias consecutivos, o programa do 2º Comité de Direção inclui apresentações de acordo com vários pacotes de trabalho, referentes ao progresso do projeto iHERITAGE, em áreas como Gestão de Projeto, Comunicação e Living Labs.
Apoiando a comercialização e a transferência tecnológica de ferramentas inovadoras AR/VR, o iHERITAGE procura consolidar o acesso ao património cultural Mediterrâneo da UNESCO, através de experiências de realidade aumentada e imersiva, com a criação de living labs direcionados para a pesquisa e o desenvolvimento.
Com esta plataforma será criado o primeiro Registo do Património Cultural Imaterial da bacia do Mediterrâneo e serão produzidos guias de áudio-vídeo AR/VR, que darão acesso a reconstruções 3D, cross media acessíveis em PC, smartphone, tablet e óculos AR.
A plataforma mediterrânea TIC iHERITAGE para o património cultural da UNESCO é um projeto estratégico cofinanciado pelo Programa da Bacia do Mar Mediterrâneo ENI CBC da União Europeia. Deste projeto fazem parte seis países: Itália, Egito, Espanha, Jordânia, Portugal e Líbano.