EVENTO
Eugénia Vasques homenageia Maria Barroso, antiga aluna da Escola de Teatro do Conservatório Nacional
Antigos alunos da Escola de Teatro do Conservatório Nacional, Maria Barroso e Nicolau Breyner, foram distinguidos nas celebrações do 30.º aniversário do Instituto Politécnico de Lisboa, com a atribuição da medalha de Ouro do Instituto a título póstumo. Os homenageados, diplomados pelo Conservatório, atualmente Escola Superior de Teatro e Cinema, foram recordados na cerimónia, realizada no dia 20 de Abril, na Escola Superior de Teatro e Cinema, na Amadora.
As celebrações, que contaram com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, e do Diretor Geral do Ensino Superior, destacaram também o trabalho dos estudantes do Intituto Politécnico de Lisboa de gerações mais recentes. A jovem realizadora de cinema Leonor Teles, vencedora do Urso de Ouro/ Curta-metragem, na edição deste ano do Festival de Cinema de Berlim. Mestre pela Escola Superior de Comunicação Social e licenciada pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Leonor Teles foi uma das oradoras do evento, para além de ter sido exibido o documentário “Rhoma Acans” da sua autoria, premiado pelo Festival de Curtas de Vila do Conde e distinguido com Menção Honrosa no Festival de Cinema Indie Lisboa, em 2013.
A homenagem à ex-primeira dama, Maria Barroso, ativista política de diversas causas sociais, foi feita por Eugénia Vasques, professora da Escola Superior de Teatro e Cinema, com o tema “Maria Barroso: aluna do conservatório, combatente da poesia.” O ator e encenador Rui Mendes prestou homenagem a Nicolau Breyner.