NOTA DE PESAR
Informamos, com profundo pesar, que faleceu o nosso querido professor e investigador, Vítor Reia-Baptista, um dos pioneiros na educação para os media em Portugal.
Vítor Reia-Baptista foi o responsável pela criação do curso de Ciências da Comunicação, o qual dirigiu durante muitos anos, na Universidade do Algarve, bem como um dos fundadores do próprio Centro de Investigação em Artes e Comunicação, que integrava desde o seu início.
Era doutorado pela Universidade do Algarve em Comunicação em Educação, com especialidade em Pedagogia dos Media e Linguagens Fílmicas. Mestre em Comunicação Cultural pela Universidade de Lund na Suécia, com equivalência a mestre em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e licenciado em Literatura Comparada, Drama-Teatro-Cinema, pela Universidade de Lund com reconhecimento do grau pela Universidade Nova de Lisboa.
Vítor Reia-Baptista dedicou a sua investigação científica à Literacia Fílmica, à Literacia dos Media e em Contextualizações Culturais do Cinema. Além disso, era também membro do Grupo de Peritos da Comissão Europeia em Literacia dos Media, consultor do British Film Institute para o projeto European Film Literacy, coordenador do Laboratório de Estudos Fílmicos do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, tendo participado em vários projetos da Comissão Europeia.
Vítor Reia Baptista nasceu a 18 de janeiro de 1954 e faleceu hoje, dia 16 de agosto de 2018, com 64 anos, vítima de doença prolongada, no Hospital Universitário do Algarve, em Faro.