NOVA PUBLICAÇÃO

NOVA PUBLICAÇÃO

INVESTIGADORES DO CIAC INTEGRAM PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL DEDICADA AO DISCURSO DE ÓDIO

O artigo “Online Hate speech in Video Games Communities: A Counter Project”, escritos pelos investigadores do CIAC Susana Costa, Bruno Mendes da Silva e Mirian Tavares, foi recentemente publicado no livro Counterspeech – Multidisciplinary Perspectives on Countering Dangerous Speech, uma publicação dedicada ao discurso de ódio.

O estudo explora a temática dos videojogos, que constituem uma parte integral da cultura do século XXI, desempenhando um papel fundamental no quotidiano das crianças e jovens. A influência dos jogos e o conceito de gamificação tornaram-se inevitáveis na construção de valores, padrões e comportamentos entre os jovens. No entanto, o ambiente dos videojogos tem-se revelado um campo fértil para o crescimento do discurso de ódio online nas últimas décadas. O fenómeno do discurso de ódio online foi analisado a partir de duas perspetivas: a forma como os jovens experienciam o discurso de ódio online e o impacto que este tem na sua vida quotidiana, identificando estratégias que podem contrariá-lo.

Os resultados associam a exposição ao discurso de ódio à tendência para a sua prática, apontando para consequências na vida quotidiana dos jovens. As descobertas dos investigadores destacam a necessidade de desenvolver um programa de literacia mediática, nomeadamente em videojogos, recorrendo à gamificação, para formar e preparar as crianças e jovens para uma vida digital mais saudável.

A primeira edição da publicação Counterspeech – Multidisciplinary Perspectives on Countering Dangerous Speech analisa as formas e funções do counterspeech [contra-narrativas], bem como o que determina a sua eficácia e sucesso a partir de perspetivas multidisciplinares. As contra-narrativas estão em conformidade com os direitos humanos internacionais e a liberdade de expressão, podendo ser uma ferramenta muito mais poderosa contra discursos perigosos e é frequentemente visto como uma alternativa mais democrática em comparação com medidas como a censura ou o bloqueio.

Perante o discurso de ódio e a desinformação online, as contra-narrativas são um tema importante e atual. O livro reúne, de forma única, conhecimentos de diversas disciplinas. Explora aspetos linguísticos, éticos e legais das contra-narrativas, examina as funções e a eficácia das contra-narrativas a partir de perspetivas antropológicas, práticas e sociológicas, e aborda a questão de como podemos utilizar os avanços tecnológicos modernos para tornar as contra-narrativas uma opção mais instantânea e eficiente para responder à linguagem prejudicial online. O maior benefício das contra-narrativas reside na capacidade de alcançar os espectadores e impedir que se tornem eles próprios perpetradores. Este volume é uma excelente oportunidade para divulgar as contra-narrativas, o seu potencial, importância e futuros trabalhos.

A Routledge, uma subdivisão da Taylor & Francis Group, destaca-se como uma editora académica de referência nas áreas de humanidades e ciências sociais, publicando obras de elevada qualidade em disciplinas como literatura, história, filosofia, ciência política e educação. Reconhecida pelo seu contributo significativo para o avanço do conhecimento, a Routledge é uma referência para estudantes, investigadores e profissionais em diversas áreas do saber, disponibilizando uma diversidade de manuais, monografias, séries temáticas e revistas académicas.

O capítulo do livro está disponível para compra aqui.