NOVA PUBLICAÇÃO
Investigadoras do CIAC publicam artigo sobre os extintos jornais cinematográficos e as suas implicações na memória e literacia mediática.
Olivia Novoa Fernández e Filipa Cerol Martins, juntamente com o investigador espanhol Ignacio Aguaded, acabam de publicar o artigo “Larga vida a las actualidades. La difusión de imágenes del pasado en los archivos en línea” na revista FOTOCINEMA. Revista Científica de Cine y Fotografía.
Este artigo propõe uma reflexão sobre as formas de apresentação e valorização das atualidades cinematográficas em arquivos públicos e comerciais. Com base numa ficha informativa e numa série de indicadores sobre o acesso à informação, interacção, utilização de redes sociais e contextualização de conteúdos, as investigadoras analisaram os sítios web dos Gaumont Pathé Archives, British Pathé, Archivo Histórico NO-DO e Archivio Luce, partindo da hipótese de que os jornais cinematográficos extintas, como género precursor do entretenimento informativo audiovisual, sobrevivem à luz de novas leituras, estratégias e utilizações, com implicações para a memória e a literacia mediática.
Mais informações sobre esta publicação podem ser encontradas aqui.