NOVA PUBLICAÇÃO
Pedro Alves da Veiga integra o volume II da publicação Cenários Comunicacionais: Novos Diálogos, editada por Cristian Yáñez Aguilar, Élmano Ricarte e Lawrenberg Advincula, com o artigo “Realidade Pós-fake: uma visão através da arte digital”.
O volume Cenários Comunicacionais, publicado pela editor Media XXI, reúne investigadores do Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala e Portugal, que procuram mapear a comunicação nos diversos lugares do mundo iberoamericano. Trata-se de um trabalho financiado pelo Conselho Editorial da revista Comunicación, Cultura y Sociedad (RCCS), vinculada à Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), no interior de Mato Grosso, Brasil.
O artigo do nosso investigador apresenta o pós-fake como um fenómeno amplamente disseminado, na era dos prefixos e das buzzwords, embora desfocado pelo determinismo tecnológico consubstanciado em caixas-negras. Tem as suas origens na propaganda e na utilização consciente de falácias lógicas e na captura da atenção, com o objetivo de afetar de forma impactante a realidade. Esta análise é conduzida através da arte digital, onde os exemplos de caixas-negras abundam, desde os modernos aplicativos móveis, como o FaceApp ou o TikTok, até ao ubíquo Photoshop. O autor propõe a utilização artivista do pós-fake para a exposição dos meandros internos e ocultos destas caixas-negras, através da sua subversão criativa e utilização crítica, ao serviço de uma melhor e mais transparente comunicação, para a compreensão das estruturas e mecanismos subjacentes às estruturas do tecido social.