NOVA PUBLICAÇÃO

NOVA PUBLICAÇÃO

ARTIGO DE MIRIAN TAVARES, PATRÍCIA DOURADO E CÉLIA SALLES PUBLICADO NA REVISTA GEMINIS

O artigo “Criação e Literacia nas Práticas de Roteiro” integra dossier “Desafios, Tendências e Pesquisas: Roteiros Audiovisuais – Parte I”, da Revista GEMInIS (vol.12, nº1, jan-abr 2021). O texto surge da parceria entre o CIAC e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é assinado por Cecília Salles (PUC-SP), Mirian Tavares (Coordenadora do CIAC) e Patrícia Dourado (PUC-SP/CIAC-UAlg).

“Criação e Literacia nas Práticas de Roteiro” analisa as materialidades do processo de criação de alguns cineastas e guionistas brasileiros contemporâneos numa perspetiva complementar. É apresentada a teoria crítica dos processos de criação e alguns aspetos do conceito de criação como rede em construção, é proposta uma aproximação com os estudos da literacia e, por fim, são analisadas as materialidades das práticas de roteiro entre diferentes cineastas com foco na leitura criadora. Eliane Caffé, Anna Muylaert, Alê Abreu, Leonardo Mouramateus, Cao Guimarães, Marcelo Gomes e Karim Ainouz são alguns exemplos.

A perceção destas práticas nos guiões enfatiza a importância de olhar para a criação enquanto processo de leitura e para a leitura enquanto processo de criação no contexto da acumulação de práticas e da abundância de informação dos novos media.

O dossier “Desafios, Tendências e Pesquisas: Roteiros Audiovisuais – Parte I”, da Revista GEMInIS, apresenta diversos artigos que se debruçam sobre a importância do guião audiovisual no ecossistema em que se insere a narrativa audiovisual atual e as demandas sobre a produção de conhecimento a seu respeito.