NOVA PUBLICAÇÃO
ARTIGO DE MIRIAN TAVARES PUBLICADO NO DATJOURNAL
O artigo “Das poéticas e da poética analógico/digital de José Maçãs de Carvalho”, da autoria da coordenadora do CIAC Mirian Tavares, integra o volume 6 (nº4) do DATJournal. Trata-se de uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi sobre a temática “Design + Art + Technology”.
“Das poéticas e da poética analógico/digital de José Maçãs de Carvalho” explora os Arquivos de José Maçãs de Carvalho, um artista plástico contemporâneo português. A série começa em 2011, com Arquivo nº 0, e estende-se até 2017, com Arquivo e Democracia. O projeto é uma obra aberta que foi criada ao longo dos anos e que utiliza como material o arquivo de imagens fotográficas e videográficas do artista, construído durante as suas viagens à China.
José Maçãs de Carvalho, ao contrário de muitos da sua geração, não frequentou os cursos de Belas Artes do país, tendo uma formação inicial em Línguas e Literaturas Modernas. O seu trabalho está centrado, sobretudo, nos suportes fotográficos e videográficos, migrando, mais tarde, para o digital (sem perder de vista o seu grande arquivo de fotos e de imagens captadas aquando da sua permanência em Macau, como bolseiro da Fundação Oriente, no final da década de 90). A sua obra reflete uma questão profundamente contemporânea – os arquivos – e tem uma cartografia própria porque, mais do que um projeto puramente artístico, é também um projeto curatorial.