NOVA PUBLICAÇÃO
PROJETO DE HUGO PAQUETE PUBLICADO NA REVISTA TECHNOCULTURE
O projeto “The Terminal Body”: Connection Network and Aesthetic Obsolescence”, do investigador do CIAC Hugo Paquete em coautoria com Ana Santos, foi recentemente publicado na revista Technoculture (volume 12). Trata-se de uma instalação multimédia que explora a análise antropológica e tecnocultural que se segue à variabilidade da tangibilidade do sujeito terminal do corpo, utilizando David Le Breton em Farewell to the Body (2003).
O imaginário técnico-científico urbano-corpóreo é explorado em completa decadência, precariedade e imperfeição. Os corpos Pós-fluxo Kroker (1994) e Interzone (1994), objetos biomecânicos em repouso, mantêm múltiplas ligações, num mundo em expansão, no terceiro milénio. São abordados os conceitos de obsolescência e acidente apresentados por William Lurtz na Association for Strategic Accidents de 1990; e, em paralelo, as ideias de “conceção de medicamentos” e de farmacologias bioquímicas, que permitem novos esquemas de perceção sobre a realidade virtual.
Existe uma relação direta entre a expansão dos sistemas de imersão da tecnologia VR (tratados como virologia) e a infeção dos sentidos humanos que geram o efeito secundário do corpo imobilizado. Este é o resultado de uma alucinação consensual e de desejos de escapar ao corpo.
Technoculture é uma revista académica online, que publica tanto trabalhos criativos como críticos-culturais como criativos, que exploram o impacto da tecnologia na sociedade.