NOVA PUBLICAÇÃO
ARTIGO DE INVESTIGADOR DO CIAC PUBLICADO NA REVISTA BRASIL/BRAZIL
“Decolonizing Brazil: minor heroism in Mário de Andrade’s Macunaíma“, do investigador do CIAC João Albuquerque, foi recentemente publicado na revista BRASIL/BRAZIL (Vol.35, Nº68). O artigo, que se centra no romance modernista de Mário de Andrade intitulado Macunaíma, procura refletir sobre o pensamento colonial e o decolonialismo.
Macunaíma é visto como um herói representativo de uma cultura menor, não no sentido de ser uma cultura de uma minoria da população, mas antes de uma população menorizada, sujeita a um poder molar. Ao analisar a forma como os aspetos paródicos e satíricos da narrativa se relacionam com algumas das lendas indígenas, João Albuquerque sugere que a obra surge como uma crítica ao (neo)colonialismo cultural e económico que (ainda) subjugava o Brasil no princípio do século XX, ao mesmo tempo que desestabiliza a racionalidade, o realismo e o lógico-positivismo inerente às categorias de pensamento colonial.
BRASIL/BRAZIL é uma revista de periodicidade semestral, publicada pela Brown University, Associação Cultural Acervo Literário de Erico Veríssimo e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que reúne artigos académicos sobre Literatura Brasileira e em Literatura Comparada com ênfase na Literatura Brasileira, resenhas de livros, entrevistas com escritores, traduções para o inglês e inéditos de poesia e prosa de autores brasileiros.