NOVA PUBLICAÇÃO
ARTIGO DE INVESTIGADOR DO CIAC PUBLICADO NA REVISTA INTERNACIONAL DE FOLKCOMUNICAÇÃO
O artigo “Folkmarketing e semiótica: uma análise do uso de signos do universo LGBTQIA+ em ações de marketing“, do investigador do CIAC Thiago Garcia Martins, foi recentemente publicado no Dossier “Estratégias de Folkmarketing na sociedade contemporânea“, da Revista Internacional de Folkcomunicação (Vol. 20, Nº44, 2022). O artigo faz uma análise do uso de símbolos/signos do universo LGBTI em ações de marketing, especificamente no anúncio #Eaitápronta?, da Avon Brasil.
Os símbolos da cultura LGBTQIA+ são utilizados em diferentes contextos por marcas como Santander e Avon. Neste artigo, são analisadas ações de organizações que utilizam signos culturais para gerar significados intangíveis para os seus produtos por meio das marcas. A partir dos conceitos de folkmarketing e da semiótica peirceana, Thiago Garcia Martins centra-se especificamente no caso #Eaitápronta?, um anúncio que apresenta elementos que tangem a diversidade e o movimento LGBTQIA+ para criar um significado para sua marca e um reposicionamento da mesma.
A Revista Internacional de Folkcomunicação é uma revista de periodicidade semestral, publicada pelo Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Esta revista, de acesso aberto, reúne artigos nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Comunicação, Ciências Humanas, Letras e Linguística.