NOVA PUBLICAÇÃO

NOVA PUBLICAÇÃO

PUBLICADOS DOIS NOVOS VOLUMES DA COLEÇÃO “PROMONTORIA MONOGRÁFICA DA HISTÓRIA DA ARTE” COM O APOIO DO CIAC

As 31.ª e 32.ª edições da coleção Promontoria Monográfica da História da Arte, intituladas respetivamente Retábulos nas dioceses de Portalegre-Castelo Branco e Santarém e Imaginária retabular algarvia, já se encontram disponíveis em acesso aberto (aqui). Dedicadas ao estudo e divulgação do património retabular no Mundo Português, as publicações contam com a coordenação do investigador do CIAC Francisco Lameira.

Retábulos nas dioceses de Portalegre-Castelo Branco e Santarém dá continuidade aos anteriores volumes da coleção e visa realçar o vasto e valioso património retabular remanescente nestas duas regiões. Participaram na investigação, Francisco Lameira, investigador do CIAC e docente da UAlg; Martina del Rio João, investigadora e colaboradora desta coleção; e António Marçal Grilo, mestrando de História e Patrimónios na UAlg.

Imaginária retabular algarvia, por sua vez, abre caminho a uma nova linha da história da arte. O valor identitário dos objetos artísticos retabulares no património cultural português ficou bem claro nos volumes anteriores da coleção, apresentados nas suas múltiplas geografias, tipologias, funções, iconografias, estruturas materiais e técnicas, em cronologias de muito alargado arco temporal e sob diferentes formas artísticas.

A publicação destes volumes é assumida pela Universidade do Algarve, em parceria com o CIAC. A coleção Promontoria Monográfica da História da Arte pretende promover a salvaguarda e preservação do acervo retabular em Portugal.