NOVA PUBLICAÇÃO
NOVO VOLUME DA ‘REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN’ CONTA COM ARTIGOS DE MIRIAN TAVARES E GABRIELA BORGES
O dossier temático “Comunicação e ficção em plataformas de streaming”, da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, conta com artigos da coordenadora do CIAC Mirian Tavares e da investigadora do CIAC Gabriela Borges. Este volume reflete sobre as narrativas e estéticas televisivas da América Latina, o segundo mercado de streaming que mais cresce no mundo.
O artigo “Aruanas: a Agenda 2030 da ONU na pauta da ficção seriada em streaming”, de Mirian Tavares em coautoria com Adriana Pierre Coca (Universidade Fernando Pessoa), analisa a primeira temporada da série brasileira Aruanas (TV Globo/2019) e problematiza como se constroem os sentidos sobre o meio ambiente. A série dá protagonismo ao trabalho de ativistas na Amazónia e pauta um dos principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: a ação climática.
Gabriela Borges, em coautoria com Eutália Ramos e Daiana Sigiliano (Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil), publica o artigo “A literacia midiática e o prazer irônico dos fãs de Verdades Secretas II: análise de comentários no Twitter”. As autoras examinam Verdades Secretas II (a primeira novela brasileira criada especialmente para o streaming) e analisam de que modo a experiência do prazer irónico pode ser observada nos conteúdos compartilhados pelos fãs, a fim de relacioná-lo com a literacia mediática.
A Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación é uma publicação quadrimestral editada pela Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC). Trata-se de um periódico científico internacional, cujo objetivo principal é promover a difusão, democratização e o fortalecimento da escola do pensamento comunicacional latino-americano.