NOVA PUBLICAÇÃO
CAPÍTULO DE TERESA TORRES DE EÇA E ÂNGELA SALDANHA PUBLICADO EM LIVRO SPRINGER
O capítulo “Digital Media and Art Education: The European Digital Competence Framework”, das investigadoras do CIAC Teresa Torres de Eça e Ângela Saldanha, integra o livro Global Media Arts Education: Mapping Global Perspectives of Media Arts in Education, da editora académica Springer. Trata-se de uma publicação que reúne investigadores diversificados e apresenta novas investigações na área da educação de média-arte digital.
Neste capítulo, as autoras discutem os elementos principais do Quadro de Referência para a Competência Digital dos Cidadãos, conhecido por DigComp. São apresentados exemplos de práticas de educação artística em Espanha e Portugal, onde professores de arte motivam os alunos a envolverem-se criativamente com as tecnologias digitais. Um dos exemplos tratados é o Doutoramento em Média-Arte Digital, uma oferta formativa criada em associação pelo CIAC/Universidade do Algarve e pela Universidade Aberta. As autoras concluem o estudo com uma discussão sobre como a média digital pode contribuir para a pedagogia crítica na educação artística.
A Springer integra a Springer Nature, uma editora que serve e apoia a comunidade de investigação. A editora visa promover o conhecimento publicando ciência, apoiando o desenvolvimento de novas áreas de investigação e tornando as ideias e o conhecimento acessíveis a uma escala mundial.