NOVA PUBLICAÇÃO
E-BOOK SOBRE NARRATIVAS FICCIONAIS CONTA COM CAPÍTULOS DE INVESTIGADORES DO CIAC
Os capítulos “Narrativa, Semiótica e Estética da Hipervenção: Análise da Publicidade da SKOL”, do investigador do CIAC Thiago Garcia Martins, e “Traduções Semióticas em webséries da RTP /Rádio e Televisão de Portugal”, da autoria da investigadora do CIAC Adriana Pierre Coca integram o e-book Streaming e ficção seriada: encontros e desencontros. O livro é organizado por Adriana Pierre Coca e Alexandre Tadeu dos Santos, coordenadores do GT Estudos de Televisão, Streaming e Ficção Seriada, da Universidade Federal de Goiás (Brasil).
“Narrativa, Semiótica e Estética da Hipervenção: Análise da Publicidade da SKOL” centra-se no estudo dos anúncios da marca de cerveja brasileira Skol. Trata-se de uma marca que tem alterado o seu discurso argumentativo e desenvolve campanhas relacionadas com o politicamente correto. Thiago Garcia Martins analisa, em particular, a publicidade Delegação Skol #Rio2016, sob os conceitos da semiótica peirceana e da estética da hipervensão; e propõe uma reflexão sobre a mensagem publicitária que o filme constrói como argumento persuasivo.
Já Adriana Pierre Coca, em “Traduções Semióticas em webséries da RTP /Rádio e Televisão de Portugal”, relata, a partir da perspetiva da Semiótica da Cultura, como a experiência da emissora pública portuguesa sinaliza transmutações nos modos de contar histórias de ficção, dando sobrevida a essas narrativas no ambiente digital.
Streaming e ficção seriada: encontros e desencontros é o resultado das investigações debatidas e apresentadas no XIV Seminário Internacional de Mídia, Cultura, Cidadania e Informação, do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação, da Universidade Federal de Goiás.