NOVA PUBLICAÇÃO

NOVA PUBLICAÇÃO

SÍLVIA VIEGAS É COEDITORA DO ÚLTIMO NÚMERO DA REVISTA CIDADES, COMUNIDADES E TERRITÓRIOS

A edição do número 45 da revista CIDADES, Comunidades e Territórios ficou a cargo das investigadoras Sílvia Viegas (CIAC/UAlg) e Sílvia Jorge (CiTUA-IST). Lançado recentemente, sob o tema “Acesso à habitação e Covid-19: Leituras a partir das Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto”, trata-se de um dossier temático sobre o acesso à habitação condigna e adequada em Portugal, nomeadamente nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto.

Este número resulta da convergência de quatro projetos de investigação (três individuais e um coletivo): “INSEhRE 21. Inclusão sócio-espacial e habitacional dos refugiados na Europa de hoje: Lições da diáspora africana em Portugal”, concluído por Sílvia Leiria Viegas no Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra) e “Refugee Research for (Post)Covid-19. National Measures and Local Actions in the Algarve: A Digital Tour for Access to Adequate Housing and Living Conditions”, atualmente acolhido no CIAC; “Habitação como 1º Direito: Enfrentando a precariedade habitacional na Europa contemporânea. Contribuições a partir da realidade portuguesa”, em desenvolvimento por Sílvia Jorge, no CiTUA (Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa); e “Middle-Class Mass Housing in Europe, Africa and Asia”, um projeto coletivo em que ambas as investigadoras participam.

Aos seis artigos científicos, juntam-se duas entrevistas sobre o tema em destaque, uma recensão e dois testemunhos críticos: um sobre o direito à habitação e práticas de intervenção a partir da experiência do coletivo Habitação Hoje; e outro sobre o legado de Nuno Teotónio Pereira no ano em que se comemoram os 100 anos da sua vida. Pretende-se, desta forma, celebrar e contribuir para espessar as vozes que destacam a importância do seu legado no quadro geral da arquitetura contemporânea em Portugal.

CIDADES, Comunidades e Territórios é uma revista académica na área científica dos Estudos Urbanos que foi criada em 2000 por uma equipa de investigadores do antigo Centro de Estudos do Território (ISCTE). Assentando na pluralidade de perspetivas teóricas e abordagens disciplinares de análise da cidade, consagradas no conjunto da área científica multidisciplinar dos Estudos Urbanos, CIDADES procura aprofundar os conhecimentos sobre os problemas e políticas urbanas para poder intervir e, em geral, sobre os processos de transformação das cidades, comunidades e territórios.