NOVA PUBLICAÇÃO
ARTIGO DE JOSÉ PAULO PEREIRA PUBLICADO NA REVISTA VEREDAS
A 39.ª edição da Revista Veredas, da Associação Internacional de Lusitanistas, conta com um artigo do colaborador do CIAC José Paulo Pereira. Intitulado “Mia Couto: uma escrita na voz – aprendendo com a chuva”, este artigo é uma leitura do livro “Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra”, do escritor moçambicano Mia Couto.
O artigo tem o seu enfoque na conceção de escrita que, da singular correspondência entre as personagens do Avô Dito Mariano e Mariano, o neto que lhe herda o nome, se desprende. A questão condutora refere-se, por um lado, à dupla inscrição de Dito Mariano, a respeito dessa escrita: simultaneamente por fora – sendo ele analfabeto… – e por dentro – mas num sentido que julgamos derrideano. As premissas da noção de escrita de Mia Couto, sobre uma certa escrita na voz, uma arqui-escrita que nos deve ajudar a reconsiderar a posição da oralidade, na sua diferença em relação à escrita corrente.
A Revista Veredas é uma publicação da Associação Internacional de Lusitanistas. Trata-se de uma publicação científica que tem como objetivo a divulgação de pesquisas sobre a literatura e a cultura dos países de língua portuguesa.
O artigo completo está disponível aqui.