NOVA PUBLICAÇÃO: COLEÇÃO PROMONTORIA HISTÓRIA DA ARTE
Acaba de ser publicado mais um volume da coleção Promontoria Monográfica História da Arte, intitulado Retábulos no Pará e no Maranhão. Esta publicação conta, como habitualmente, com o apoio do CIAC.
O vigésimo primeiro volume da coleção Promontoria História da Arte, coleção dedicada ao estudo e divulgação do património retabular no Mundo Português, é assinado pelo investigador do CIAC, Francisco Lameira, coordenador desta coleção, juntamente com as investigadoras Renata Araújo e Isabel Mendonça.
Dando continuidade aos anteriores volumes desta coleção, na primeira parte desta publicação foram analisados os seguintes itens: localização, encomenda, usos e funções, iconografia, materiais e técnicas, tipologias e modelos compositivos, periodização, filiação artística, processo produtivo e oficinas e artistas intervenientes. Na segunda parte figuram dois catálogos ilustrados, um com projetos e estudos de retábulos exclusivamente concebidos e/ou atribuídos ao arquiteto e desenhador António José Landi. O segundo é constituído por fotografias a cores de vinte e dois retábulos, acompanhados da respetiva abordagem crítica. A seleção dos exemplares recenseados neste último catálogo teve em conta diversos critérios. Em termos geográficos foram abrangidos retábulos, quer do Maranhão, quer do Pará, incluindo-se mais exemplares da cidade de Belém, por dispor de um acervo mais numeroso e de maior qualidade. Em relação à cronologia houve a preocupação de testemunhar as diversas conjunturas artísticas, desde os exemplares mais antigos até aos mais recentes, tendo-se valorizado, contudo, os retábulos dos séculos XVII e XVIII, por serem os de maior proeminência patrimonial.
Disponível e acesso aberto: http://hdl.handle.net/10400.1/14758