NOVA PUBLICAÇÃO: PERSPECTIVAS LUSO-BRASILEIRAS EM ARTES E COMUNICAÇÃO VOL.3
E-BOOK “PERSPECTIVAS LUSO-BRASILEIRAS EM ARTES E COMUNICAÇÃO VOL.3” DISPONÍVEL NO WEBSITE DO CIAC
Perspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação Vol.3 é a mais recente publicação do CIAC e já se encontra em acesso aberto no website do Centro. Trata-se de um volume que reúne um conjunto de reflexões sobre os fazeres artísticos no cinema, nas artes plásticas, no teatro e na fusão das artes com os meios digitais. A edição do e-book está a cargo dos investigadores Denize Araujo (CIC/UTP), Jorge Carrega (CIAC/UAlg) e Ingrid Fechine (CMCP/UEP).
Dividido em duas partes, o e-book conta com as contribuições de investigadores portugueses e brasileiros sobre artes, comunicação, tecnologia e cinema. São abordados temas como o uso e criação de imagens tecnológicas; os videojogos enquanto ferramenta de contenção do discurso de ódio online; os clipoemas e as poesias multimédia; a produção e adaptação cinematográfica; o processo de criação contemporâneo; entre outros.
Destacam-se os artigos dos investigadores do CIAC: Mirian Tavares (“Vidas secas: do livro ao filme ou a genialidade de um realizador”), Bruno Mendes da Silva e Alexandre Martins (“The Good-Bad Movie: a subcultural phenomenon”), Jorge Carrega (“Citizen Kane e o nascimento do film noir”), Susana Costa (“Literacia mediática e discurso de ódio online no Projeto Play Your Role“), Hernando Urrutia (“La Contemporaneidad Audiovisual: una aproximación a la experimentación y a la transgresión”), Ana Alexandra Carvalho (“Três versões cinematográficas de Os Miseráveis de Victor Hugo: Capellani, Lelouch e August”), João Carvalho (“Do Pecado no Cinema e na Literatura”), Patrícia Dourado (“O gesto de fazer do roteiro entre tradução e experimentação contínua”), Paulo Barroso (“Comunicação e estratégia na crise pandémica em Portugal e no Brasil”) e Sara Fernandez (“O filme Al Sur de Granada como retrato da ruralidade espanhola do início do século XX”).
A série de e-books Perspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação surge no âmbito da parceria estabelecida entre o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, da Universidade do Algarve; o CIC – Grupo de Pesquisa “Comunicação, Imagem e Contemporaneidade”, da Universidade Tuiuti do Paraná (Brasil); e o Grupo de Pesquisa “Comunicação, Memória e Cultura Popular”, da Universidade Estadual da Paraíba (Brasil). O primeiro volume foi lançado em 2016 e o segundo em 2019.