OPEN STUDIOS FARO

OPEN STUDIOS FARO

A INICIATIVA OPEN STUDIOS FARO ESTÁ DE REGRESSO E CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE MIRIAN TAVARES

A 3ª edição da iniciativa Open Studios Faro regressa nos próximos dias 29, 30 e 31 de outubro, num circuito itinerante multidisciplinar que leva arte, design e novas tecnologias a locais emblemáticos da capital do Algarve. Galerias de arte, monumentos históricos, ateliers e casas de artistas, associações e hotéis acolhem exposições de pintura e fotografia, instalações artísticas, debates, concertos-surpresa e workshops para todas as idades.

No dia 30 de outubro, entre as 10h00 e as 13h00, a coordenadora do CIAC Mirian Tavares conduz uma visita guiada aos estúdios dos artistas. A participação na visita está sujeita a uma reserva prévia através do e-mail openstudiosfaro@gmail.com.

As visitas aos estúdios podem decorrer de forma espontânea nos dias 30 e 31 de outubro, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Durante este horário, os interessados poderão conhecer os artistas que integram o roteiro e abrem as portas dos seus ateliers (ou das suas casas); e até participar nas práticas criativas que aí acontecem.

A iniciativa conta também com uma programação paralela que inclui diversas atividades, nomeadamente experiências interativas de pintura para famílias, pelo estúdio Yucca; criação de papagaios de papel, com o artista Tó Quintas; retratos à la minuta em pintura; ilustração digital ao vivo; concertos-surpresa na Associação Recreativa e Cultural de Músicos e exposições na Sala de Conferências do Hotel 3HB Faro e na Galeria Gama Rama.

Criada em 2019, por Daniela Garcia e Toma Svazaite, Open Studios Faro é uma plataforma de visibilidade, criação e mediação de arte contemporânea com um enfoque particular nas artes visuais. O objetivo principal passa por estimular a criatividade, o intercâmbio e a experimentação nas artes contemporâneas algarvias e a sua relação com os públicos através de projetos culturais e artísticos inovadores no território e da confrontação com novas propostas criativas regionais, nacionais e internacionais. Este trabalho concretiza-se, anualmente, na forma de um roteiro que permite dar a conhecer artistas e a respetiva produção artística, com a abertura dos seus estúdios ao público em geral.

À exceção dos workshops e da formação, todas as atividades são de entrada livre.

Programa aqui.