PALESTRA

PALESTRA

Reitor da Universidade do Algarve encerra Ciclo de Palestras “Mestres e Discípulos nas Artes, nas Ciências, nas Humanidades”

António Branco, Reitor da Universidade do Algarve, será o próximo convidado do Ciclo de Palestras “Mestres e Discípulos nas Artes, nas Ciências, nas Humanidades”, a realizar-se já no próximo sábado, dia 12 de julho, pelas 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Loulé.

A palestra, intitulada “Mestres e Discípulos no Teatro”, versará sobre o impacto dos grandes Mestres sobre os seus discípulos, nomeadamente no panorama histórico teatral do séc.XX.

Contamos com a sua presença!

Sobre a palestra: A História do Teatro, sobretudo a partir do final do séc. XIX, está repleta de exemplos de grandes atores e encenadores que, nos seus testemunhos públicos, referem com grande devoção o papel que o Mestre teve na sua formação e nas escolhas (artísticas e filosóficas) mais determinantes para o caminho que, a partir daí, passaram a percorrer. Em muitos desses testemunhos, o Mestre aparece como uma figura de tal modo poderosa na vida do discípulo que é capaz de provocar nele uma epifania de efeito duradouro, transformando totalmente a vida desse artista a partir do momento em que se dá o encontro. Por isso, esse encontro assume frequentemente, nas palavras que os discípulos usam para o descrever, uma natureza transcendente, criando neles a necessidade de passar a outros o legado recebido do Mestre. Em consequência dessa urgência, alguns desses discípulos transformam-se mais tarde em mestres de outros discípulos, criando-se assim uma sequência de indivíduos historicamente identificáveis que, conjuntamente, formam aquilo a que chamo uma «linhagem».

Apresentarei alguns exemplos concretos desse fenómeno e analisá-los-ei com base em critérios históricos, antropológicos, semióticos e artísticos, procurando definir alguns padrões comuns a muitas dessas linhagens historicamente identificáveis na História do Teatro do séc. XX.

Sobre o palestrante: António Branco nasceu em Malange (Angola), a 16 de janeiro de 1961. Entre 1979 e 1983, foi ator no Teatro do Mundo (em Lisboa). Em 1989, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Depois de ter exercido a profissão de professor de Português e de Francês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, entre 1984 e 1990, e de ter sido assistente estagiário no Departamento de Estudos Portugueses da Universidade da Ásia oriental (Macau, 1990-1991), começou, em setembro de 1991, a dar aulas na Universidade do Algarve como assistente convidado, na área de Estudos Literários. Em janeiro de 1999, doutorou-se em Literatura (Literatura Portuguesa Medieval) pela Universidade do Algarve, tendo passado em consequência disso a professor auxiliar da Unidade de Ciências Exatas e Humanas. É, desde 2003, professor associado em Didáticas das Línguas e das Literaturas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, tendo aí realizado a sua agregação em Comunicação, Cultura e Artes, em junho de 2012, mais precisamente na área do Teatro, em que leciona e investiga atualmente.

Na UAlg, já ocupou vários cargos dirigentes, nomeadamente: Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Diretor da Biblioteca e do Arquivo Central da UAlg e Coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Foi também membro eleito do Conselho Geral (entre 2009 e 2013) e Diretor do Mestrado e do Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes.