EXPOSIÇÃO
Pedro Cabral Santo inaugura a exposição Dragon’s Lair
O investigador do CIAC Pedro Cabral Santo apresenta, na Travessa da Ermida, entre dia 18 de Junho e dia 21 de Agosto de 2016 a exposição Dragon´s Lair. A Inauguração desta exposição está marcada para dia 18 de junho às 18h00.
A exposição Dragon´s Lair é constituída por um objeto, a ampliação de um lápis, um lápis vulgar (Ponto Azul), suspenso no teto da Ermida através de duas cintas, um dispositivo que, acima de tudo, procura envolver o espectador numa “espécie de deriva psico-geográfica”. Ambiente que pretende explorar e abordar o papel dos artistas e da arte em torno de problemas, e acontecimentos genéricos, ancorados nas nossas sociedades ditas contemporâneas – problemas, entre muitos assuntos, adstritos às designadas “apatias” ideológicas, do caraterístico individualismo contemporâneo ou mesmo de fenómenos relacionados com a incessante disseminação de múltiplas e diferentes linguagens. O lápis de cor cinzenta evoca a permanente censura que a todos nós toca: artistas e não artistas.
Sobre o artista:Estudou Pintura e Escultura nas Faculdades de Belas-Artes de Lisboa e do Porto, especializando-se nas áreas expressivas afetas à Instalação e à Vídeo-instalação. Em paralelo, nos últimos 20 anos, tem vindo a desenvolver as actividades como artista plástico e comissário de exposições, destacando-se os eventos Tilt (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa), O Pedro e o Lobo (Museu do Neo-realismo, Fernando Brito 1983-2010 (Centro Cultural Vila Flor, Guimarães) e Manuel Vieira – CASA (Cordoaria Nacional, Lisboa), Sem Dó, com Ré (homenagem a Sá de Miranda), Museu do Chiado. Recentemente, expôs na Galeria VPF – Creme ART Absoluteley, segunda parte da trilogia Unconditionally (2014), Absolutely (2015) e Unforeseen (verão, 2016). O seu trabalho aborda temas relacionados com a sociedade de consumo, onde toma lugar o propósito experimental, bem como a combinação de meios técnicos e de referências culturais que permitem desencadear a reflexão em torno dos diferentes temas convocados. Atualmente, é docente no Curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve e membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação.