Play Your Role – 2nd Meeting

Play Your Role – 2nd Meeting

CIAC acolhe a segunda reunião do projeto europeu Play Your Role.

Nos próximos dias 9 e 10 de janeiro, a Universidade do Algarve recebe os parceiros do projeto europeu Play Your Role: gamification against hate speech, desenvolvido no âmbito do programa Rights, Equality and Citizenship (2014/2020).

Instituições de 4 países europeus, Itália, Lituânia, Alemanha, França e Polónia, reúnem com a equipa portuguesa do CIAC, constituída por Bruno Mendes da Silva, Mirian Tavares, Beatriz Isca, Filipa Cerol, Patrícia Dourado, Paulo Falcão e Susana Costa, para a preparação das próximas fases do projeto: análise qualitativa dos dados dos questionários aplicados entre os jovens dos vários países sobre o discurso de ódio nos videojogos, no sentido de preparar os primeiros itinerários pedagógicos (narrativas online em forma de atividades de jogos) e o hackathon que terá lugar em março em Itália.

O desafio que este projeto propõe é o reforço de comportamentos positivos em adolescentes através dos videojogos, um dos media influentes da cultura popular: a nível europeu, 97% dos adolescentes (12 a 17 anos) jogam online e os vinte jogos mais populares venderam uma quantia que excede os 973 milhões de cópias. Play Your Role pretende promover a consciencialização e compreensão do discurso de ódio xenófobo e racista online, através da criação de novas ferramentas pedagógicas baseadas num processo de game-based-learning, que permitam consolidar a empatia.

Através deste projeto, espera-se fortalecer a cooperação entre escolas, instituições de juventude e indústria de videojogos para combater o discurso de ódio online, definido pelo direito da União Europeia “como o incitamento público à violência ou ao ódio direcionado a grupos ou indivíduos com base em certas características, incluindo raça, cor, religião, descendência e origem nacional ou étnica”.

O papel do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, na fase inicial do projeto, prende-se sobretudo com questões ligadas à literacia dos videojogos e da forma como esta pode ser preponderante para a diminuição do discurso de ódio nas comunidades virtuais de jogos.

Mais informações em https://www.playyourrole.eu/