PROJETO

PROJETO

CIAC e ARTECH associam-se ao mais recente desenvolvimento do Prémio Nobel da Química

O trabalho de Rudolfo Quintas, investigador do CIAC, associa-se ao mais recente desenvolvimento de Eric Betzig, Prémio Nobel da Química. Eric Betzig recebeu no passado dia 8 de Outubro o prémio por ter revolucionado a microscopia: pela primeira vez na humanidade é possível visualizar de forma tridimensional células vivas.

Betzig desenvolveu uma versão adaptada do novo microscópio para o laboratório de Tomas Kirchhausen, professor de biologia molecular da Universidade de Harvard. O cientista desafiou o artista Rudolfo Quintas a desenvolver uma instalação de média-arte interativa que permita criar perspetivas de interação e visualização de índole artística sobre o processo biológico a nível celular denominado ‘Endocitose Mediada por Receptores’, também conhecido por ‘Clathrin-Dependent Endocytosis ’.

O trabalho de investigação culminará na exposição de média-arte digital ‘PreSense’ de Rudolfo Quintas, que será comissariada por Verónica Metello, a inaugurar em Lisboa na primeira metade de março de 2015. É um projeto produzido pela Artech-Internacional, com as parcerias da Universidade Aberta e do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, com o cofinanciamento da Direção-Geral das Artes.

Créditos: Concepção e direção Artística (Rudolfo Quintas, CIAC), Investigação Multimédia (Mario Dominguez, ISMAI/CIAC), Colaboração Científica (Tomas Kirchhausen, Harvard), Supervisão do processo de investigação (Adérito Marcos, UAb e Mirian Tavares, UAlg), Curadoria (Veronica Metello, UAb).

Artech-International http://artech-international.org
Rudolfo Quintas www.rudolfoquintas.com