PROJETO

PROJETO

DeVIR NA HORTA DA AREIA: AUDIO WALK, COLÓQUIO, TEATRO E UM LIVRO MARCAM FIM DE 3 ANOS DE PROJETO DE INCLUSÃO

Um audio walk que começa num teatro e acaba em festa num bairro social, uma peça de teatro com mulheres que vivem nesse bairro degradado e com outras que habitam em Faro, um colóquio sobre inclusão e o lançamento de uma publicação que resume os três anos do projeto colaborativo DeVIR na Horta da Areia, assinalam a sua conclusão, entre 14 de outubro e 9 de dezembro de 2023.

DeVIR na Horta da Areia é um projeto que envolveu um grupo de mulheres portuguesas ciganas que vivem no bairro da Horta da Areia e mulheres que frequentam regularmente o CAPa, Centro de Artes Performativas do Algarve.

A 14 e 15 de outubro acontece o Audio Walk – Travessia, uma caminhada dividida em sete estações, que compreende uma viagem de barco na Ria Formosa e termina em festa, com um concerto, por um grupo de músicos de etnia cigana. Trata-se de uma criação participativa, dirigida pelos atores Miguel Ponte, Nuno Preto e Teresa Vaz, que percorre a cidade de Faro e os contextos dos dois grupos de mulheres envolvidos no projeto.

A Universidade do Algarve recebe, a 6 de dezembro, no Auditório 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha, o Colóquio Inclusão, um momento em que se confrontam as expectativas de todos os envolvidos com o que o projeto efetivamente conquistou e com o lastro que poderá deixar. Este é, sobretudo, um momento de partilha com a comunidade e com a cidade sobre o desenrolar destes três anos de trabalho.

A assinalar a etapa final de DeVIR na Horta da Areia, a reposição do espetáculo de teatro Travessia, a 9 de dezembro, no CAPa, Centro de Artes Performativas do Algarve.

O resultado de uma criação participativa com origem em práticas artísticas para a inclusão social, desenvolvida por 23 mulheres. Travessia é um espetáculo multimédia, com encenação de Pedro Alves, no qual se cruzam o teatro e a dança, o cinema e a música, a literatura e as artes visuais.

Desenvolvido no âmbito do Programa PARTIS & Art for Change da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação “la Caixa”, o projeto envolve uma parceria entre a DeVIR, associação de atividades culturais, a Fundação Vítor Reis Morais / Centro Comunitário da Horta da Areia e a Câmara Municipal de Faro.

Para mais informações, clique aqui.