Ana Isabel Soares, investigadora do CIAC, integra publicação Women’s Cinema in Contemporary Portugal, uma obra ímpar que estuda o cinema no feminino em Portugal a partir da da análise de 14 exemplos de cineastas portuguesas.
Já se encontra disponível o livro Women’s Cinema in Contemporary Portugal, que conta com um artigo da autoria da professora e investigadora do CIAC, Ana Isabel Soares. O livro reúne investigadoras de Portugal, Reino Unido e EUA, para analisar o trabalho de 14 mulheres cineastas em Portugal, concentrando-se em sua produção em géneros de documentários e filmes ao longo do último meio século. Nele podemos encontrar trabalhos sobre Noémia Delgado, Margarida Gil, Teresa Villaverde, Raquel Freire, Solveig Nordlund, Susana Nobre, Margarida Cardoso, Susana de Sousa Dias, Inês de Medeiros, Rita Azevedo Gomes, Joana Pimenta, Salomé Lamas, Cláudia Varejão e Leonor Teles.
A coleção é uma amostra do poder feminino no cinema português com a presença destas mulheres diretoras, que deixaram uma marca pela sua diferença da conceção no cinema nacional.
Ana Isabel Soares escreve sobre a filmografia de Margarida Gil, no artigo “Four Decades on Screen: The Fiction Films of Margarida Gil”. Nele aprofunda o percurso profissional de Gil no cinema e na televisão, analisando sete filmes dirigidos por ela: Relação fiel e verdadeira (1987), Rosa Negra (1992), O anjo da guarda (1998), Adriana (2005), Perdidamente (2010), Paixão (2012) e Mar (2019).
Esta publicação da editora Bloomsbury Publishing Inc. com a organização de Mariana Liz e Hilary Owen, conta com colaborações de Sally Faulkner, Mariana Liz, Ana Cabral Martins, Hilary Owen, Manuela Penafria, Alison Ribeiro de Menezes, Filipa Rosário, Ana Isabel Soares, Estela Vieira e Patrícia Vieira .
O projeto na origem deste livro contou com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian que durante dois anos financiou a investigação desenvolvida pelas organizadoras.
Mais informação aqui.