RETIRO DMAD 2023 – 14 JULHO

RETIRO DMAD 2023 – 14 JULHO

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO COM MIRIAN TAVARES E PEDRO ALVES DA VEIGA

O 10.º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital chega ao fim neste dia 14 de julho. Hoje terminam as Provas de Avaliação de Capacidade em Investigação dos alunos do 1º ano do curso.

Mirian Nogueira Tavares é Professora Associada com Agregação da Universidade do Algarve. Com formação académica nas Ciências da Comunicação, na Semiótica e nos Estudos Culturais, tem desenvolvido o seu trabalho de investigação e de produção teórica nas áreas das estéticas fílmica e artística.
Pedro Alves da Veiga é um artista e investigador doutorado em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve e Universidade Aberta. É Professor Auxiliar Convidado na Universidade Aberta, onde é Subdiretor do Doutoramento em Média-Arte Digital.
A programação do 10.º Retiro DMAD termina amanhã ao fim do dia, com a desmontagem da exposição “Rizoma” e fecho da sede, com vista à libertação do espaço ocupado.
Sobre o Doutoramento em Média-Arte Digital

A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade do Algarve e o Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) da Universidade Aberta, em associação, criaram o programa de Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD) para funcionar na Universidade do Algarve, em regime misto, com um momento presencial, de uma semana, durante o mês de julho, em Portugal. Este programa é pioneiro em Portugal na área inter-multi- e transdisciplinar crescente da média-arte digital, e no âmbito internacional, trata-se da primeira experiência ao nível de doutoramento a funcionar neste regime.

Objetivos

O curso visa formar profissionais de Média-arte Digital para as mais diversas áreas de intervenção, seja na investigação, educação, desenvolvimento artístico, tecnológico e comunicacional, com sólidas competências na experimentação com e exploração das tecnologias informáticas para a criação, ciências da comunicação e intervenção artística e intercultural; capazes de assumir a liderança de projetos de experimentação/ investigação-ação de intervenção artística e intercultural, individual e coletiva, que abarquem o desenvolvimento de novas aplicações informáticas digitais, produtos e narrativas estéticas.

As candidaturas da 4.ª Fase decorrem de 07/08/2023 a 28/08/2023.

Mais informações aqui.