REVISTA ROTURA
NOVAS EDIÇÕES DA REVISTA ROTURA JÁ DISPONÍVEIS
Foram publicadas recentemente duas novas edições da ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, do CIAC e já se encontram disponíveis online.
O número especial intitulado “VI Congresso Internacional Alfamed. Redes Sociales y Ciudadanía: Ciberculturas para el Aprendizaje” tem a sua génese no VI Congresso Inter-nacional Alfamed, realizado no final de 2022 no Perú, sob o tema “Redes sociales y ciudadanía: Ciberculturas para el aprendizaje”, ao qual a ROTURA se associou como publicação parceira.
A proliferação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), juntamente com a convergência dos meios de comunicação, criou um novo espaço em que os prosumers desempenham um papel importante. A criação, a transmissão e o consumo vertiginoso e incessante de conteúdos através das redes sociais e plataformas digitais torna necessária a análise de estratégias e experiências neste campo de estudo. Neste sentido, é importante abrir espaços de diálogo em torno de práticas relacionadas com a literacia mediática, ética e narrativas, que concorrem no mundo da virtualidade através de notícias e conteúdos.
Relativamente à sexta edição da Rotura, dedicada aos “Cinemas do Mediterrâneo” (v. 3 n.2), o principal objetivo é promover a investigação e estimular uma reflexão crítica em torno do cinema, como expressão da história, cultura e património(s) do Mediterrâneo, tendo sido um número organizado pelo Grupo de Trabalho em Estudos Fílmicos do CIAC.
Este dossiê temático surge no âmbito do I Colóquio Internacional Cinemas do Mediterrâneo, que se realizou na Universidade do Algarve em março de 2023. O Colóquio reuniu 19 investigadores oriundos do Reino Unido, Espanha, Itália, Brasil e Portugal, cujos trabalhos incidem sobre a produção cinematográfica dos países mediterrâneos, analisada segundo diferentes perspetivas teóricas e metodológicas. Os sete textos reunidos na última edição da revista refletem essa diversidade, que torna os cinemas do mediterrâneo um campo de investigação vasto e rico em possibilidades
O próximo número já se encontra com a chamada de trabalhos a decorrer e terá como tema “Discurso de Ódio Online: Impactos, Prevenção e Intervenção”. Esta é uma questão que abrange tópicos como a polarização social, política e religiosa, a disseminação de ideologias de ódio, a promoção da violência através de propaganda e recrutamento online, e o impacto no bem-estar dos indivíduos envolvidos, com implicações na construção de um discurso pluralista, próprio de sociedades pacíficas, justas e inclusivas.
A data limite para a submissão de artigos é 7 de dezembro de 2023.