WORKSHOP

WORKSHOP

CIAC COORGANIZA WORKSHOP SOBRE FOTOGRAFIA E AUTORREPRESENTAÇÃO

Nos próximos dias 14 e 15 de abril de 2023, o Projeto SPECULUM, o LABCOM-UBI e o CIAC-UAlg promovem o workshop PLAYING WITH MYSELF: fotografia e autorrepresentação, com a fotógrafa Cláudia Clemente. A sessão decorre entre as 10h00 e as 17h30, na Sala de Conferências da Biblioteca da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas. A inscrição no workshop é gratuita, mas obrigatória (até 11 de abril) através do e-mail secretaria.ualg@ciac.pt.

Esta iniciativa tem associada a exposição PLAYING WITH MYSELF (2010-2023), que estará patente na Biblioteca da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, até ao dia 28 de abril de 2023. Trata-se de uma mostra fotográfica, da autoria de Cláudia Clemente, constituída por uma série de autorrepresentações satíricas que revisita personagens do imaginário coletivo, num conjunto de encenações aparentemente simples que nos faz mergulhar no território sinuoso da introspeção para nos permitir vislumbrar múltiplas possíveis versões de nós próprios refletidas ao espelho.

Claudia Clemente divide o seu trabalho entre a escrita, a fotografia e a realização; e entre a ficção e os documentários. Licenciou-se em Arquitetura na FAUP, em 1995; concluiu o curso de Escrita de Argumentos para Longas-metragens da Gulbenkian/London Film School, em 2006; e terminou o curso de cinema na Restart, em 2007. Publicou o seu primeiro livro de contos O caderno negro em 2003, na Editora Tinta Permanente; e o segundo A fábrica da noite, na Editora Ulisseia, em 2010. A sua peça “Londres” foi vencedora do Grande Prémio de Teatro S.P.A./Teatro Aberto 2011, e editada pela Imprensa Nacional Casa da Moeda. Publicou o romance A casa azul, em 2014, seguindo-se o livro de fotografia Playing with myself, os livros de contos A preto e Branco, Mais um dia na Terra do Nunca e Sonata para Olvido, e a biografia Tatuagens de Luz. Realizou 7 curtas metragens, 2 documentários e 4 telefilmes. Foi responsável pelos argumentos, storyboards, realização, direção de arte, montagem e (na maioria dos casos) produção dos seus próprios filmes. Estes já foram exibidos em Portugal, no Brasil, no Uruguai, na Índia, em Cuba e em Itália, tendo sido premiados em diversos festivais.