EVENTO

EVENTO

CIAC VOLTA A MARCAR PRESENÇA NO AVANCA 2023

A 14ª AVANCA | CINEMA 2023 – Conferência Internacional de Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação decorre entre 26 a 30 de julho de 2023 em Avanca e o CIAC é o centro de investigação de referência, como habitualmente.

A conferência decorre em paralelo com o 27º AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia 2023. Este ano, o Reitor da Universidade do Algarve integra a Comissão de Honra e a UAlg passou a estar associada aos eventos.

Vários investigadores rumam a esta freguesia no concelho de Estarreja apresentarem e partilharem os resultados da investigação que têm vindo a realizar na área do cinema.

Rosimária Sapucaia e Mirian Tavares apresentam “Live cinema e o seu potencial como recurso para as aulas online”, um artigo que visa explorar o live cinema, enquanto performance online, como recurso didático, derivado do modelo pedagógico desenvolvido para o ensino de ciberperformance no ensino superior, no âmbito do projeto CyPeT.

Ana Isabel Soares irá apresentar “Hino de amor filial, espelho de uma mulher” e Hugo Paquete também marca presença no evento com a comunicação “OOO: Sound Art and Technology as Speculative Realism”, o investigador tem vindo a explorar intersecções entre estudos de som, arte digital, estética põs-digital, tecnologia, música e seus significados no contexto megapolítico contemporâneo.

Lardyanne Pimentel e António Costa Valente apresentam “Narrativas interativas: Webdocumentário um género audiovisual”.

No festival será exibido o filme “MetaAnémic Cinéma” do doutorando do DMAD Alexandre Martins, tratando-se de uma estreia a nível mundial.

De produção do Professor António Costa Valente, que conta com colaboração CIAC, serão exibidos os seguintes filmes:

“Capa de Honras, o conto do rapazinho e do velho” (Capa de Honras La Cuonta de L Garotico I L Bielh) de Rui Falcão, uma curta-metragem de ficção falada em mirandês, que tem no AVANCA a sua estreia mundial;

“Já Nada Sei” de Luís Diogo, uma longa-metragem de ficção que tem sido muito premiada, sobretudo em festivais norte americanos;

“Horário em Branco” de Bernardo Cabral, uma curta-metragem de ficção filmada nos Açores e que estreou este ano no Fantasporto (Porto) e que terá no AVANCA a sua segunda exibição e a primeira com a versão definitiva do filme.

Este ano a Inteligência Artificial estará presente no festival, com workshops, debates e filmes.

Mais informações sobre os workshops aqui.