PUBLICAÇÃO

PUBLICAÇÃO

A investigadora do CIAC, Sandra Boto, acaba de publicar o artigo “O espólio literário de Almeida Garrett: notas em torno dos Documentos 59 a 63 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e da Coleção Futscher Pereira”.

O artigo publicado na Revista Internacional em Língua Portuguesa, “Leitura e Oralidade”, foi escrito no âmbito da edição crítica em curso do Romanceiro de Almeida Garrett (1799-1854) e estuda o importante legado documental do escritor, focado nos documentos 59 a 63 do Espólio Literário do importante autor Português.

Estes documentos, depositados na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, contêm manuscritos autógrafos e originais de imprensa do autor com vista sobretudo à publicação do Romanceiro e Cancioneiro Geral de 1843, bem como à Coleção Futscher Pereira. Com a proposta de contribuir para o reposicionamento destes materiais com uma abordagem material e filosófica, são discutidas algumas características do espólio que refletem as práticas que nortearam a sua organização no passado.