CICLO DE ARTES VISUAIS

CICLO DE ARTES VISUAIS

ALICE RIFF É A PRÓXIMA CONVIDADA DO CICLO DE ARTES VISUAIS

No próximo dia 18 de abril de 2022, pelas 21h00, o CIAC e a Universidade do Algarve promovem uma palestra com a cineasta, produtora e guionista Alice Riff, no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Faro. Nesta sessão, será exibida a sua última longa metragem documental intitulada Eleições (2018). A entrada é livre.

Formada em Cinema e Ciências Sociais (FAAP, USP), Alice Riff procura, nos seus trabalhos, encontros sensíveis com o real, principalmente questões relacionadas com a juventude e os direitos humanos.

As suas longa-metragens documentais Eleições (2018), Platamama (2018), Meu corpo é político (2017) participaram em importantes festivais internacionais como Visions du Reel, Dok Leipzig, Festival do Rio, BAFICI, Festival del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana, Festival de Brasília. Meu corpo é político ganhou o prémio de “Melhor Filme Brasileiro” no Olhar de Cinema de Curitiba e “Melhor Filme” no Lovers – LGBT Torino Film Festival.

Alice Riff realizou outros documentários para televisão e curta-metragens, como Orquestra Invisível Let’s Dance (2016, Prémio Aquisição TV Cultura, no Festival Internacional de Curtas de SP Kinoforum e Menção Honrosa no PirenopolisDoc); 100% Boliviano, Mano (2013; Melhor Filme Educativo no Festival Entretodos de Direitos Humanos); Cidade Improvisada (2012; Melhor Filme no Festival Visões Periféricas); Diálogos (2012, Melhor Filme no Festival Cinesul).

Para além disso, foi produtora executiva do filme Histórias que nosso cinema (não) contava (2017), de Fernanda Pessoa, disponível na Netflix. Atualmente está a terminar o documentário Abigarrados, cuja realização está a seu cargo.

Promovido pelo CIAC e pela FCT, o Ciclo de Artes Visuais é organizado pela Licenciatura de Artes Visuais, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve, e conta com o apoio do Cineclube de Faro.