CICLO DE CONFERÊNCIAS

CICLO DE CONFERÊNCIAS

LEONARDO MOURAMATEUS É O PRÓXIMO CONVIDADO DO CICLO DE CONFERÊNCIAS DO PROJETO ALMA

No próximo dia 28 de outubro de 2022, pelas 16h00 (hora de Lisboa), o projeto ALMA – Antropofagia, Literatura, Modernismo e Audiovisual promove a quinta conferência de um ciclo dedicado ao pensamento antropofágico. Sob o título “Uma conversa sobre autoficção no cinema de Leonardo Mouramateus”, a mesa de debate conta com a participação do realizador brasileiro Leonardo Mouramateus; e com a moderação de Mirian Tavares (CIAC/UAlg) e Patrícia Dourado (CIAC/UAlg).

Esta sessão, que decorre em formato online e com transmissão no canal do Youtube do CIAC, centra-se, sobretudo, nos processos de criação do realizador Leonardo Mouramateus, cuja obra é autobiográfica e ao mesmo tempo profundamente ficcional. Trata-se de uma ficção construída de afetos.

O ciclo de conferências, que decorre até novembro de 2022, reúne escritores, cineastas, artistas e académicos do Brasil, Portugal e Angola para refletir sobre a ideia de antropofagia como uma chave para entendimento de temas contemporâneos que transcendem as questões de identidade nacional e se referem às relações culturais entre Portugal e as antigas colónias, Brasil e África. A última sessão, intitulada “Antropofagias tecnológicas” acontece a 25 de novembro, com os realizadores Isael Maxacali e Charles Bicalho.

O projeto ALMA – Antropofagia, literatura, modernismo e audiovisual resulta de parceria entre o Labor – Laboratório de Estudos do Discurso (Universidade Federal de São Carlos), o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve), a UEMG – Universidade Estadual de Minas Gerais e o Polo Audiovisual da Zona da Mata. A equipa do projeto é composta por Miriam Tavares e Jorge Carrega (CIAC/UAlg); César Piva (Polo Audiovisual da Zona da Mata); Vanice Sargentini, Daniel Laks, Pedro Henrique Varoni de Carvalho e Rodolfo Magalhães (UFSCar); e Cláudio Santos Rodrigues (Universidade do Estado de Minas Gerais).

A participação na conferência é gratuita e confere certificado (mediante inscrição aqui).

 

Sobre os convidados:

Leonardo Mouramateus é Mestre em Arte-Multimédia pela Universidade de Lisboa, graduou-se em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará, mantendo permanente contacto com as artes performativas e dramaturgia em dança. Escreveu e realizou filmes que foram exibidos em inúmeros festivais, tal como Locarno, Viennale, IDFA, Cinéma du Réel e Bafici. Retrospetivas de sua filmografia foram apresentadas em Portugal, França, Colômbia e mais recentemente no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam. A vida são dois dias, a sua segunda longa-metragem, recebeu uma menção honrosa do júri da competição internacional do FIDMarseille.

Mirian Tavares é Professora Associada da Universidade do Algarve, coordenadora do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Patrícia Dourado é Investigadora de Pós-Doutoramento do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, membro do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP e Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Estuda os processos de criação em geral, e do cinema e do guião em particular.