COLÓQUIO INTERNACIONAL

COLÓQUIO INTERNACIONAL

NATÁLIA LARANJINHA PARTICIPA NO COLÓQUIO INTERNACIONAL “REGRESSO À ANIMALIDADE”

No próximo dia 27 de outubro de 2022, às 14h30, a investigadora do CIAC Natália Laranjinha marca presença no Colóquio Internacional Regresso à animalidade: posturas teóricas, abordagens culturais e manifestações artísticas. Promovido pela Universidade Nova de Lisboa, o evento decorre no Colégio Almada Negreiros em Lisboa, entre os dias 26 e 28 de outubro de 2022. A entrada é livre.

Natália Laranjinha apresenta a comunicação “A relação homem/animal na arte pós-humanista”. Propõe-se uma análise da representação na arte pós-humanista da nova relação homem/animal, nomeadamente nas performances de Marion Laval-Jeantet (integração do animal no homem) e de Iris Meinhart (relação homem-animal-máquina), e nas esculturas de Patricia Piccinini (hibridação inter-espécies). A arte alterou-se profundamente porque o pós-humanismo concede-nos possibilidades de ver e envolver-nos com o mundo de maneira diferente. A estética pós-humanista baseia-se na des-familiarização intensa dos nossos hábitos de pensamento para chegar a uma subjetividade pós-identitária, não unitária e transversal, estabelecida através das relações com os outros, humanos e não humanos.

Este colóquio tem por objetivo criar um espaço de reflexão plural e interdisciplinar sobre a forma como o homem ocidental lutou, durante séculos, contra a sua própria animalidade (refugiando-se na civilização e na cultura como forma de contrariar o regresso às origens ou a um grau zero da natureza humana); e como se serviu da sua extraordinária capacidade de transformação do ser vivo em geral (que, aliás, o distingue dos outros animais) para criar novas formas de vida que vieram revolucionar a própria natureza e a teoria do sujeito-animal.

O programa completo do evento pode ser encontrado aqui.